Popular Posts

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Quais As Diferenças E Vantagens Entre Processadores 32 E 64 Bits?


As duas empresas fabricantes de processadores, Intel e AMD, possuem processadores que funcionam em cálculos de 64 bits, e , em poucos anos, este será o único tipo de processador vendido.

Você já deve ter ouvido falar que “o processador 64 bits é melhor do que o de 32 bits”. Realmente, isto é verdade, se o uso do computador requer grande desempenho a melhor pedida é o 64 bits. Por outro lado, para operações mais simples, um processador de 32 bits suporta perfeitamente. Como por exemplo: Um usuário que utiliza o PC somente para cálculos de contabilidades e operações no Office, além de internet se contentaria plenamente com um processador 32 bits; Um usuário que utiliza softwares de vetorização como o AutoCAD, SolidWorks, ou então o pacote Adobe, teria mais desempenho com o 64 bits.



Vejamos a diferença nos cálculos:


Quando nos referimos a processadores de 16 bits, 32 bits ou 64 bits estamos falando dos bits internos do chip - em poucas palavras, isso representa a quantidade de dados e instruções que o processador consegue trabalhar por vez. Por exemplo, com 16 bits um processador pode manipular um número de valor até 65.535. Se certo número tem valor 100.000, ele terá que fazer a operação em duas partes. No entanto, se um chip trabalha a 32 bits, ele pode manipular números de valor até 4.294.967.296 em uma única operação.

Para calcular esse limite, basta fazer 2 elevado à quantidade de bits internos do processador. Então, qual o limite de um processador de 64 bits? Vamos à conta:

2^64 = 1.84467441 × 10^19


Um valor muito mais alto, o que ajuda em programas mais pesados.

Processadores aceitos e Sistemas Operacionais

Hoje em dia, praticamente todos os processadores novos tem suporte a 64 bits, como os Dual Cores, Cores 2 Duo e Quad, além dos recentes Cores I3,5 e 7, mas outros como o velho Pentium 4 na maioria, não possuíam este suporte e eram condenados aos cálculos em 32 bits.

Quanto aos Sistemas Operacionais, hoje são comuns também os de 64 bits, mas não são só os cálculos que melhoram o sistema, a memória também:

Nos sistemas 32 bits, o máximo de memória física aceito (reconhecido) é de 3 GB. Ou seja, se tivermos um computador com 4 GB de RAM, 1 GB será perdido (não totalmente, pois é utilizado para paginação por exemplo) pois não será reconhecido.

Como saber se meu computador tem suporte 64 bits?

Existe um programinha pequeno chamado SecurAble que pode ser encontrado no Link, este programinha tem uma interface fácil e lhe mostra dentre outras coisas a capacidade de cálculos do processador.


Bem, agora é só verificar e escolher: 32 ou 64 bits, qual é o melhor para você?

0 comentários:

Postar um comentário