Popular Posts

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Engenharia da Computação X Ciência da Computação: Entenda as diferenças

Ciência da Computação

A nossa querida Wikipédia diz o seguinte sobre esse curso:

Ciência da computação é o estudo dos algoritmos, suas aplicações e de sua implementação, na forma de software, para execução em computadores eletrônicos.

Desempenha um papel importante, na área de ciência da computação, a formalização matemática de algoritmos, como forma de representar problemas decidíveis, os que são susceptíveis de redução a operações elementares básicas, capazes de serem reproduzidas através de um qualquer dispositivo mecânico/eletrônico capaz de armazenar e manipular dados.

Claro que não se limita simplesmente a sentar numa cadeira e ficar ali fazendo programinhas para computador. O Cientista da Computação pode transformar todo e qualquer problema que possa ser esquematizado mediante passos sequenciais num programa simples e de entendimento por praticamente qualquer pessoa. Um exemplo prático e de uso diário de muitas pessoas é o programa que roda em uma calculadora, seja ela simples ou científica. Todos sabem usar uma calculadora, mas poucos tem idéia do trabalho que dá programar o código dela.

Dependendo de quão aplicado e interessado seja o profissional, ele pode sair da área de programar para computadores e trabalhar em outras áreas, desenvolvendo aplicativos para portáteis, melhorando códigos de programas open source, etc… Tudo também depende de quantas linguagens diferentes ele sabe. Como costumava dizer o meu professor de Algoritmos e Programação C++: “Programar é fácil desde que tu tenha a lógica de programação. As linguagens são todas parecidas, a única diferença entre elas é a sintaxe.”

Concluindo, um estudante/profissional de Ciência da Computação se especializa bastante na área de programação, utilizando a lógica e a matemática como ferramentas para desenvolver seus programas.


Engenharia da(de) Computação

Vamos novamente a citação da nossa amiga Wikipédia:

A Engenharia de Computação, Engenharia de Sistemas de Computação ou Engenharia de Computadores é um ramo da Engenharia que combina a Engenharia eletrônica e a Ciência da Computação.

O estudante da área de Engenharia da Computação tem uma formação com bases sólidas nos fundamentos da Engenharia em geral: Cálculo, Física, Álgebra…, um pouco da parte de eletrônica, como montagem de circuitos, robótica, etc. e uma parte da Ciência da Computação, que é onde se aprende a parte de programação, focada em microchips, firmware e afins.

Eu creio que o foco de cada curso varie de uma universidade para a outra. No caso da minha, a UNISINOS, o curso é focado na programação de firmware, sistemas embarcados, robótica e Inteligência Artificial e ainda temos uma parte de automação. Tudo isso com uma formação completa de qualquer outra Engenharia e mais a parte de programação, que no meu curso inclui linguagens como C/C++ e Assembly.

Em suma, um profissional da Engenharia da Computação é (ou pelo menos deve ser) plenamente capaz de projetar e construir peças eletrônicas, como placas mãe, placas de roteadores, etc…ou seja, todo e qualquer tipo de circuito eletrônico e ainda pode programá-lo conforme seu desejo, usando os conhecimentos em programação adquiridos durante o curso.


Fonte: http://www.iotecnologia.com.br

Texto escrito por Pedro Munhoz estudante de Engenharia da Computação.

2 comentários:

Acho que essa é uma duvida que quase todos que vão para essa area tem. Ciência da computação, engenharia ou sistemas de informação. Eu escolhi sistemas porém acho que engenharia será quase que indispensavel daqui a alguns anos para mim.
O profissional da area de tecnologia tem que ser completo, não adianta saber como funciona o software nao tendo noção de hardware, acho que um profissional ajuda o outro claro, porém nós temos que saber um pouquihno de tudo.
Quanto a CC X EC se fosse para ajudar alguem a escolher diria: SE vc realmente não gosta de matemática não faça nenhum.
Muitas pessoas me perguntam:Ah vih tem muita matematica ?
Porém vc tem que avaliar, depois de formado é isso que vc quer pra sua vida ? Software, construir placas e coisas assim. Se a resposta for sim vc vai passar por todo o curso sem perceber a matemarica e os GRANDEs desafios que o curso traz. Porém se não tem certeza...
Terá problemas.
Acho que acabei fugindo um pouco do comentario inicial
o fato é que os cursos sao parecidos nos dois vc ve um pouquinho de cada.

Concerteza, concordo com voce Vivian...no curso em que estamos, desafios não faltão...A matématica nen é o 'problema' desse curso, pois o que é mais cobrado de nós alunos, é a Lógica..
Mas para quem realmente gosta de T.I e tem certeza do que quer para o futuro, com muito esforço e raciocinio, vai concluir o curso numa boa!

Postar um comentário